quinta-feira, 11 de junho de 2009

Breve histórico do Coletivo D' Cara Suja

Este Coletivo surgiu dentro de uma oficina de Teatro, coordenado pela Professora de Arte Daiane ACosta, no projeto PEAS (Programa Educacional Afetivo Sexual) fomentado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.
Elas acontecem desde abril de 2009 no espaço físico da biblioteca dentro da Escola Estadual de Uberlândia-E.E.U

A coordenação geral do PEAS é gerida pela professora de Biologia Fátima Desopa desde 2007 buscando desenvolver nos alunos a responsabilidade e reconhecimento quanto as suas relações sociais, pessoais, afetivas e de protagonismo juvenil.
Para tal, ela organiza as oficinas de teatro e dança a alunos do ensino médio da Escola Estadual de Uberlândia.

As oficinas são oferecidas voluntariamente pela dançarina e professora de dança de salão Mariah Desopa, e pela professora de teatro Daiane ACosta.

Como o projeto PEAS visa atender a todos os alunos da referida instituição de ensino, e o Coletivo está composto até então pelos alunos:

Bárbara Cardoso
Bruna Paes
Bruno Tomaz
Célio Alberto
Clerciane Gonçalves
Fernando Emídio,
Gabriella Mendes
Raphael Venâncio
Lucas David
Wanderson Cândido

Daiane ACosta

nós nos desvinculamos do projeto PEAS, nos configurando com o nome D' Cara Suja em 11 de junho de 2009, começando a buscar patrocínio com Leis de Incentivo a Cultura, e demais orgãos fomentadores e apoiadores a Arte.
Conseguimos um espaço físico para ensaio, cedido pelo coordenador Adelson Marques, no espaço Clube de Mães do Bairro Santo Inácio, cedido pela Prefeitura Municipal de Uberlândia através da Lei de utilidade pública.

Adelson Marques juntamente com o Coletivo começa a buscar formas de reconhecimento do espaço como Ponto de Cultura pela Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Temos uma intervenção urbana pronta "Cores e dissabores do Ser Humano" que se adapta ao espaço escolhido para apresentação tentando ocupá-lo da melhor forma lindando com questões relativas a afetividade e relações sociais.

Já montamos e apresentamos a peça:

*Casamento às Avessas- dramaturgia surgida com improvisação de cena pelos integrantes do coletivo D'CS
* Branquinha versão 2.009- dramaturgia feita por Lucas David e Wanderson Cândido;


Daiane ACosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário